04 abril, 2008

Simplesmente viver!

Viver não dói.
(Carlos Drumond de Andrade)
"Definitivo, como tudo o que é simples. Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram.
Por que sofremos tanto por amor?
O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável, um tempo feliz. Sofremos por quê?
Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido junto e não tivemos, por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado, e não compartilhamos.
Por todos os beijos cancelados, pela eternidade. Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para nadar, para namorar.
Sofremos não porque nossa mãe é impaciente conosco, mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias se ela estivesse interessada em nos compreender.
Sofremos não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada.
Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar.
Como aliviar a dor do que não foi vivido?
A resposta é simples como um verso: Se iludindo menos e vivendo mais!
A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade.
A dor é inevitável.
O sofrimento é opcional."


Minha amiga Dê, mandou-me este texto, maravilhoso, diga-se de passagem, por e-mail e junto com ele esta pequena “dedicatória”: Olá grande amiga! Tava lendo na net e vi esse texto de Carlos Drumonnd e penso que ele inconscientemente redigiu pra vc!! Tem muito a ver com teus escritos e maravilhosos pensamentos...”

Claro que me senti, né? Não só pelo texto ter sido “inconscientemente” feito pra mim, para os meus pensamentos sobre a vida, mas porque é Carlinhos... Rsrs!
Brincadeiras à parte, fiquei lisonjeada por saber que existem alguém(ns) que valorizam o que eu gosto muito de fazer: escrever. Obrigada, Dê, obrigada, Érika (que tbém adora me colocar pra cima, quando o assunto é escrever!).

Quanto ao texto, é realmente tudo a ver. ADOREI!! E adorei mais o trecho: Por que sofremos tanto por amor?

E a resposta é tão óbvia, que parece idiota: Porque esquecemos o que foi desfrutado (a pessoa maravilhosa que conhecemos, os momentos legais que passamos ao lado e olha que nem precisa beijar na boca, ir pra cama etc e tal), porque, quando queremos mais, passamos a sofrer pelas projeções que não alcançamos, por tudo que gostaríamos de compartilhar, e não compartilhamos... Ás vezes me pergunto: por que é tão difícil viver? Por que complicamos tanto a nossa vida?

Enfim, minha TPM gigante anda amenizando. Tô até mais calminha e nem precisei de lexotan, bastaram algumas horas de sono... Hj estou “atolada” de serviço, mas tônem-aíí. Pode vir, que sou pau-pra-toda-obra! A noite, estarei na companhia de seres inanimados: uma garrafa de vinho tinto seco, minha mesinha (que preciso acabar urgentemente! E esse dia ou noite, será hoje!) e meus pensamentos (aqueles mesmos, que me fazem filosofar, rir, chorar, sonhar!).

Que venha a noite de sexta...

Que venha o findi todo! Com todo o Sol do dia e todo o burburinho da noite!

############################
A parte:
Sonhos de uma noite de verão!
.
.
.
Só após consumo!

2 comentários:

Paula Carolinny disse...

flor, te sinto triste... queria tever alegre, antes vinha aq e dava risadas com teus post's.

fica bem, doce beijo

Miss Halliday disse...

Ô Linny, tava meio "jururu" mesmo, mas já estou saindo do casulo novamente! Dias melhores virão e voltarei a postar só coisas engraçadinhas!
Bjuu